11 de maioCapacitações são essenciais para a prestação de serviços em saúde diante da pandemia da Covid-19

Empresa potiguar investe na preparação de funcionários que estão na linha de frente do combate ao vírus

Garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores essenciais que atuam no combate ao Coronavírus, é primordial tanto para os prestadores de serviço, como para a sociedade em geral. Desta forma, o enfrentamento à pandemia precisa cada vez mais de profissionais capacitados e protegidos do vírus. Nesse sentido, a T&N Serviços em Saúde, empresa especializada em suporte e logística para a área, realiza periodicamente ações de treinamento junto aos funcionários.

Diante do atual estado de pandemia, além dos cuidados com o paciente, também são necessários cuidados com o próprio profissional, por meio da Paramentação e Desparamentação correta de Equipamentos de Proteção Individual. Também é importante destacar a atenção ao Banho do Paciente com Covid-19 e o Preparo do Corpo Pós-Óbito. Esses têm sido os temas das capacitações.

De acordo com a enfermeira Maria Vanessa, as formações têm como objetivo garantir que os colaboradores estejam preparados para o enfrentamento à pandemia. “A capacitação traz uma realidade do que o profissional de saúde vai enfrentar. Nós sabemos que muitos já são experientes pelo trabalho diário, mas é um desafio lidar com esse novo vírus. Assim, é de fundamental importância que cada profissional esteja preparado técnica e emocionalmente para trabalhar diante desse cenário ”, disse.

Técnicos de enfermagem, enfermeiros, técnicos de radiologia, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos, bioquímicos e técnicos de laboratório têm sido os alvos desses encontros de formação, que acontecem com todos os cuidados de proteção. Os profissionais que estão passando pelas capacitações recentes estão atuando no Hospital de Campanha de Natal, inaugurado na última segunda-feira (04).

“Nós focamos muito no reforço do autocuidado do profissional, dada a importância do trabalho dele nesse momento e também no quesito de qualidade da assistência, para que prestemos  um serviço de excelência seguindo todas as orientações recomendadas pelos órgãos de saúde”, conta Maria Vanessa, uma das ministrantes das formações oferecidas pela T&N.

Vanessa explica ainda algumas das orientações repassadas aos profissionais. “Recomendamos a lavagem das mãos antes e depois dos procedimentos, a retirada de adornos, como brincos, pulseiras, retirar qualquer item nos bolsos, como celulares e documentos. Além disso, indicamos o trabalho em duplas e, após a retirada dos EPI’s, o profissional deve tomar um banho completo. Em todos os procedimentos de contato com o paciente é necessário estar protegido para evitar a exposição da pele ao vírus, por exemplo”, explica a enfermeira.

Sobre a T&N
A T&N Serviços em Saúde é uma empresa especializada em suporte e logística para a área de saúde. Com expertise no ramo, a prestadora de serviços é voltada ao funcionamento das instituições públicas e privadas, que prestam serviços hospitalares e afins. O objetivo é fornecer mão de obra qualificada e voltada às necessidades das instituições de saúde. Além das capacitações, a empresa também realiza o acompanhamento humanizado dos profissionais para a garantia de um bom serviço prestado.