17 de junhoClínica de saúde e beleza adota medidas rigorosas de higienização e retoma atendimentos presenciais

Para retomar serviços que necessitam de contato físico, clínicas de saúde e beleza têm adotado medidas de higienização de ambientes e protocolos de distanciamento social em espaços comuns para retomar os atendimentos. A Clínica Emagrecer, em Natal, voltou com os cuidados mais próximos à pedidos dos clientes, que já contavam com o recurso de telemedicina do local, mas que solicitavam o contato mais próximo com os profissionais.

Segundo o empresário Hallamo Saraiva, que está à frente das clínicas sediadas em Natal e João Pessoa, as unidades reforçaram condutas para esta retomada. “Abrimos as nossas portas em respeito aos pacientes que pediam esse atendimento presencial com nossa equipe de médicos e nutricionistas. Por isso, estudamos e aplicamos medidas de segurança com o objetivo de garantir a saúde e bem-estar de todos”, explica.

Logo na chegada dos estabelecimentos há um tapete com água de higienização de calçados e álcool em gel para as mãos. Todos são orientados sobre o uso da máscara de proteção durante o atendimento na clínica. Para evitar qualquer tipo de aglomeração, os horários entre as consultas foram espaçados e é solicitado que se evite levar acompanhante. Em caso de extrema necessidade, em que o paciente precise levar alguém durante o atendimento, a clínica recomenda o aviso prévio para preparar uma sala para o acompanhante. Para quem estiver com qualquer sintoma da Covid-19, como dor de cabeça ou febre, por exemplo, a empresa recomenda o isolamento em casa e oferece o atendimento on-line.

Os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) já estavam na rotina de trabalho dos profissionais, mas, agora, eles usam também um avental descartável, máscara de proteção e o escudo facial de proteção dos olhos. “A saúde da nossa equipe e dos nossos clientes são prioridades. Com essas cautelas que estamos tomando, conseguimos restabelecer atendimentos médicos de metabologista, dermatologista e nutricionista, além de serviços de estética corporal e facial”, conta Hallamo.

Para a médica metabologista, Dra. Fabiola Melo, o contato presencial promove um melhor atendimento para o paciente. “O atendimento presencial é, sem dúvida, bem superior ao remoto. No presencial, ocorre a troca de energia, emoção, afetividade e confiança, coisas que são bem mais superficiais no remoto. Além de tudo, presencialmente, podemos realizar o exame físico e a impedanciometria, ambos muito importantes para o fechamento diagnóstico”, relata.

A médica, que é uma das profissionais da Clínica Emagrecer, reforça que as medidas tomadas no local minimizam muito a possibilidade de transmissão do vírus. “Nada, neste momento, pode ser considerado totalmente seguro, nem mesmo o isolamento em casa, mas, da forma que estamos fazendo, as possibilidades de contágio são muito pequenas”, garante.