01 de dezembroColégio das Neves promove Desafio de Leitura para incentivar hábito entre estudantes

Participantes recebem 20 desafios por mês e ao final quem tiver cumprido todos participa da premiação dos alunos destaques

A leitura estimula o raciocínio lógico, aprimora a capacidade de interpretação, melhora o vocabulário, estimula a criatividade e o senso crítico, e além de tudo isso, proporciona ao leitor um momento de lazer. É com essa proposta que o Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, realiza o projeto ‘Desafio da Leitura’ para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto ano.

 

De acordo com a orientadora educacional Daliane Luiz, a iniciativa tem como objetivo proporcionar às crianças a descoberta da leitura de forma divertida, para além da rotina de estudo.

 

“É importante que, nesse processo, as crianças descubram a leitura não como uma obrigação, mas como algo que seja prazeroso e de entretenimento. O objetivo maior é de engajar as crianças nesse mundo da leitura, de trazer essas descobertas diferentes. É claro que acabamos por incentivar a construção de uma rotina”, enfatiza.

 

Diante disso, o Desafio da Leitura ocorre como uma brincadeira em que as crianças recebem 20 pequenos desafios a cada mês e ganham pontuações conforme vão cumprindo esses desafios, que vão de ler um livro deitado em uma rede a escutar um podcast que tenha a ver com a obra escolhida.

 

Além do cumprimento de cada um dos momentos propostos, a iniciativa incentiva que as crianças compartilhem com os colegas e com a equipe pedagógica da escola a forma como está fazendo os desafios. Ao final de cada mês, quem tiver cumprido todas as atividades é reconhecido como Leitor do Mês e, no encerramento do ano letivo, recebem uma medalha na cerimônia de premiação dos alunos destaques.

 

“O maior sentido do projeto é fazer com que as crianças participem de fato desse mundo da leitura, mesmo que elas não consigam cumprir com todos os desafios que são propostos; valorizamos cada tentativa e festejamos junto com elas. Então, a premiação é mais como um incentivo que todos podem chegar nesse ponto. No final, todos saem ganhando, principalmente com a constatação da variedade de gêneros que eles têm acesso e o repertório que adquirem durante esse processo”, pontua Daliane.