18 de agostoDia do Estagiário: saiba mais sobre o formato de trabalho que cresceu 18% neste ano

Profissionais e estudantes de Educação Física compartilham suas visões e conhecimentos sobre o mundo dos estágios

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Estagiário, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) divulgou dados que mostram que, no Brasil, o número de contratos de estágio cresceu 18% em 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento é positivo para empresas, clientes, e, principalmente para os estudantes, que têm encontrado um mercado mais aberto para praticar conhecimentos adquiridos durante a faculdade até então.

Por ser um reflexo da reabertura de empreendimentos que ficaram fechados durante a pandemia, os setores que mais abriram vagas recentemente são os que mais foram prejudicados durante o período.

Nesse contexto de volta à ativa, as academias da capital potiguar seguiram a onda e abriram vagas de estágio. Um dos contratados nesse processo foi o estudante do 6º período de Educação Física, José Gilvan Zumba. Há 4 meses atuando na Bodytech Tirol, em Natal, o estudante comemora. “É uma oportunidade única de aprender a viver com as adversidades. O que torna a experiência ainda melhor é a certeza de ter o suporte de uma equipe competente e preparada”.

Para além do conhecimento prático, troca com profissionais já formados e atuantes no mercado e enriquecimento do currículo, os estágios também podem servir como porta de entrada para aquela empresa. Esse foi o caso da potiguar Heloisa Fernanda, que, após 2 anos de estágio na mesma academia, conquistou a efetivação e hoje, 4 anos depois, segue trabalhando na Bodytech Tirol.

Sobre a experiência, Heloisa garante que o tempo como estagiária foi um divisor de águas na sua carreira. “O estágio foi essencial para que eu conseguisse me tornar a profissional que sou hoje. A partir dele conheci profissionais que me inspiraram e contribuíram com minha formação e vivenciei experiências que geraram aprendizados que só conseguiria ter com essa vivência mesmo”, relata.

A história de Heloisa se reflete na realidade de milhares de estagiários que também sonham com a efetivação. Sobre esse processo, quem dá opinião é o profissional da educação física Thiago Siqueira, que, com 14 anos de experiência na Bodytech Tirol, já viu de perto os diferenciais necessários para essa conquista.

“Entre as características mais desejáveis para um estagiário estão a proatividade, facilidade de trabalho em equipe, vontade de buscar conhecimento e ambição profissional. Além disso, se destacam os estagiários que aproveitam as oportunidades dadas pela empresa e se mostram integrados no ambiente”, conclui Thiago.