31 de agostoDia do Nutricionista: profissionais alertam para a importância da combinação entre treino e alimentação adequada

Data é celebrada nesta terça-feira (31); dupla garante um melhor desempenho físico e fortalece a saúde global do indivíduo

No Dia do Nutricionista, comemorado nesta terça-feira (31), profissionais da área de todo o Brasil chamam a atenção dos praticantes de atividade física para a importância do equilíbrio entre treino e alimentação saudável adequada.

De acordo com a personal e nutricionista Raianny Alves, o equilíbrio, conquistado a partir da busca por um auxílio profissional, é peça-chave para quem busca uma vida ativa com mais saúde e qualidade de vida.

“Costumo dizer que o segredo está em buscar orientação de um profissional nutricionista capacitado e assim aprender a manter a constância e o equilíbrio na hora de realizar as escolhas alimentares”, ressalta a especialista, que também é professora de Educação Física da Bodytech Tirol, em Natal.

Uma nutrição correta e adequada passa por cinco importantes fatores: uma adequada reposição dos estoques de energia; melhor rendimento nos treinos; otimiza o período de recuperação pós treino; diminui o risco de lesões e reduz os efeitos prolongados de fadiga muscular. “Eles são a garantia de um bom resultado por parte dos praticantes de atividade física e os benefícios vão muito além de ganhos estéticos”, complementa Raianny.

Para que seus alunos se beneficiem das vantagens de associar alimentação e exercícios físicos, o professor de Educação Física Emmanuel Lacerda sempre os orienta a buscarem um acompanhamento nutricional, reforçando que a alimentação equilibrada estabelece o consumo de todos os nutrientes que o corpo precisa, além de fornecer energia ideal para um bom desempenho físico, prevenir e evitar doenças e manter o peso corporal constante.

“A diminuição da gordura corporal e o aumento da massa muscular só ocorrerá de maneira harmoniosa se esse casamento existir. O nutricionista ajusta o balanço calórico dentro do metabolismo individual de cada paciente, e o profissional de Educação Física entra com o exercício físico, prescrito na medida certa, para potencializar as melhores respostas metabólicas”, frisa o professor da Bodytech Tirol, Emmanuel Lacerda.