10 de maioEvento reúne líderes do RN para discutir colaboração entre universidade, mercado e sociedade

Conectando Ideias é uma iniciativa da Universidade Potiguar (UnP)

Representantes da sociedade civil e de instituições locais estiveram reunidos no ‘Conectando Ideias’, um evento dedicado à discussão da interseção entre academia, mercado e sociedade.

Promovido pelo Campus Natal da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, o encontro também pautou o papel crucial da educação superior no desenvolvimento regional, bem como as oportunidades de colaboração entre universidade, mercado e sociedade para impulsionar a economia local.

Durante o evento, os coordenadores acadêmicos da UnP apresentaram o modelo de ensino da instituição, destacando sua significativa contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio Grande do Norte, despertando o interesse dos participantes, gerando debates produtivos sobre as melhores práticas educacionais e as demandas do mercado de trabalho.

“A presença e contribuição dos participantes foram fundamentais para enriquecer as discussões e promover uma colaboração significativa entre os diversos atores envolvidos no desenvolvimento da sociedade”, afirma a professora Jussele Lourenço, coordenadora de Grande Área 3.

O Conectando Ideias se consolidou como um espaço privilegiado para a troca de experiências, networking e estabelecimento de futuras parcerias estratégicas. “Isso deixa um legado positivo ao fortalecer os laços entre universidade, mercado e sociedade, inspirando novas iniciativas e projetos colaborativos. Dessa forma, a UnP reitera seu compromisso em contribuir para o progresso e a transformação positiva da região”, pontua a professora Herta Maia, coordenadora de Grande Área 1.

Inteligência Artificial e ChatGPT

O Conectando Ideias também contou com palestra do CEO da Escola de Leads, Alberto Kastro, que trouxe à tona o tema “ChatGPT e IA para líderes: O futuro da liderança na era da Inteligência Artificial.

Durante a imersão, os participantes foram convidados a mergulhar em discussões profundas sobre como essas tecnologias estão remodelando a natureza e as práticas da liderança em diversos campos. Além disso, os líderes receberam insights sobre como utilizar o ChatGPT de forma propositiva, para que apliquem em seus negócios.

Marcaram presença representantes de importantes instituições, como Sebrae-RN, Senac; Fecomércio; MPRN; OAB-RN; CAARN; DPE/RN; TRT-RN; Abrasel RN; Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; Abes; IEL; Procon Natal; Expoeduc; Sterbom; Grupo Morada; Maple Bear; Escola Estadual Cônego Monte; Hospital Severino Lopes; Clínica Vivianny Lopes; Assobrafir; Sinfito; Abenfisio; Crefito; CRP-RN; CRA-RN; CFC-RN; CREF-RN; CRB-RN; CRF-RN; CRO-RN; CRBM e Crefono 8.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP 

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte e integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Com 42 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.