15 de maioNESTE SÁBADO (18): ‘Dia D UnP’ promove mutirão do Imposto de Renda e outros atendimentos gratuitos na zona Norte de Natal

Iniciativa acontece no Shopping Estação, das 9h às 12h

Estudantes e educadores da Unidade Zona Norte da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, programam vários atendimentos gratuitos à população. A ação, intitulada ‘Dia D UnP’, acontece neste sábado (18), das 9h às 12h, no Shopping Estação, sede da Instituição.

No local, o público poderá participar do mutirão do Imposto de Renda Pessoa Física e fazer a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI), cujos prazos terminam no próximo dia 31 de maio, de acordo com a Receita Federal. A iniciativa é uma realização do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UnP.

Os moradores também receberão orientações jurídicas do projeto de extensão Prática Juris, vinculado ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UnP. A programação também contempla outras atividades, como Oficina de Criação de Perfil no LinkedIn, aferição da pressão arterial, orientações sobre o uso correto de medicamentos, além de informações sobre postura e a importância dos exercícios físicos.

“Estamos comprometidos em proporcionar à população da zona Norte de Natal um evento enriquecedor e acessível, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento local e o bem-estar da comunidade“, afirma o diretor da Universidade Potiguar, Guilherme Guerra.

Documentação necessária para declaração do IRPF e DASN-SIMEI:

1 – Informações pessoais

  • Cópia da última Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física entregue;
  • Dados da conta bancária para restituição ou débitos;
  • Nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e data de nascimento;
  • Endereço atualizado;
  • Comprovante de sua atividade profissional.

2 – Renda

  • Rendimentos  de      instituições    financeiras: desde     os      bancos até as  corretoras de investimentos;
  • Rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria ou pensão.
  • Para o MEI, comprovante de receita bruta de até R$ 81 mil.

3 – Pagamentos efetuados

Informes de pagamentos e reembolsos, ou despesas (recibos, notas fiscais e comprovantes de pagamentos), relativos à despesas médicas, odontológicas, seguro saúde, serviços tomados de pessoas físicas ou jurídicas, doações realizadas, despesas com instituições de ensino e pagamentos de Previdência Privada.

4 – Ônus ou dívidas

  • Qualquer documento e/ou informações que comprovem ônus ou dívidas pagos ou contraídos no período em questão (extratos de Informes para IR emitidos pelos bancos como empréstimos e financiamentos);
  • Financiamentos de veículos.

5 – Direitos e bens

  • Imóveis: data de aquisição, área do imóvel, número de inscrição municipal (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU),número da matrícula e nome do cartório onde o imóvel está registrado;
  • Veículos: número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e/ou registro no órgão regulamentador correspondente.

SERVIÇO:

Dia D UnP

Sábado, 18 de maio, das 9h às 12h

UnP Zona Norte (localizada no Shopping Estação)

Programação:

Mutirão do Imposto de Renda Pessoa Física e Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI);

Atendimentos Jurídicos;

Oficina de Criação de Perfil no LinkedIn;

Aferição da pressão arterial;

Orientações para o uso correto de medicamentos;

Orientações sobre postura e a importância dos exercícios físicos.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP 

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte e integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Com 42 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.