06 de julhoPerspectivas pós-pandemia: segmento de terceirização de mão-de-obra deve crescer

O estado de pandemia por causa da Covid-19 afetou nos mais diversos níveis todos os segmentos da sociedade. Fala-se que no pós-pandemia experimentaremos um novo jeito de lidar com vários aspectos da vida, um “novo normal”. No contexto econômico, os danos também foram sentidos e os efeitos deste cenário deve perdurar por um bom tempo ainda. Recursos como a terceirização de mão-de-obra, que já eram encarados como auxiliar de muitas empresas, devem ganhar forças.

Segundo Jonas Silva, que está à frente da JMT Service, principal empresa do ramo no Rio Grande do Norte, os serviços de terceirização estão ligados ao crescimento de qualquer atividade empresarial ou estatal. “Mesmo com a pandemia afetando a todos que empreendem e quem depende do empreendedorismo, a terceirização deverá crescer com serviços essenciais na saúde, assim como em outras atividades, que terão que buscar o resultado melhor pós-pandemia. Assim, temos a certeza de que a geração de oportunidades na terceirização deverá aumentar significativamente”, avalia.

No Brasil, com a atualização da regulamentação trabalhista em 2017, a terceirização chegou às funções fins das empresas, ou seja, profissionais que estão ligados diretamente à atividade final do negócio, podem ser contratados neste tipo de relação de trabalho. Como resultado, os setores públicos e privados otimizaram tempo de seleção, contratação, treinamento e suporte ao corpo de colaboradores.

Outro aspecto contemplado na chamada reforma trabalhista, é o teletrabalho ou ‘home office’, que se popularizou com a pandemia. Segundo uma projeção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o modelo de trabalho em casa pode se tornar a realidade de 20 milhões de pessoas no Brasil.

Para Carlos Farias, gerente operacional de contratos privados da JMT Service, a redução de custos que a terceirização promove será um atrativo a mais no “novo normal” no ambiente econômico. “Com a crise econômica anunciada pela pandemia da Covid-19, é importante encontrar alternativas para diminuir seus impactos. Muitos são os benefícios da terceirização para as empresas. Mais qualidade nas operações, maior produtividade nas principais áreas de atuação, otimização do tempo e, principalmente, redução nos custos gerais da organização”, explica.

Retomar os lucros e estabilidade será o caminho percorrido por muitos empresários por todo o mundo. O setor de terceirização de mão-de-obra tem boas perspectivas já que com este serviço, é possível ter foco no modelo de negócio, como revela Carlos Silva. “A cada dia, mais empreendedores veem a terceirização como uma boa alternativa para as empresas. Isso acontece porque, ao contratar os serviços terceirizados, o empresário se torna capaz de manter o foco em sua atividade principal e, ao mesmo tempo, garantir benefícios para o desenvolvimento do seu negócio”, fala.

Neste novo cenário que está se desenhado, as empresas que já ofertam esse padrão de serviço ao mercado conseguem dar garantias para quem quer otimizar seu negócio. “O setor da saúde é um dos que receberão bastante atenção por causa da situação enfrentada. Logo, aqueles que já atuam neste mercado podem ofertar qualidade e garantir o serviço. Hoje, na JMT Service, contamos com cerca de nove mil funcionários e 15 anos de atuação. Com o possível aumento da demanda, pretendemos manter o nível de qualidade nos serviços prestados e trazer novas tecnologias, equipamentos de ponta e produtos de alto padrão que favoreçam a rotina de trabalho”, finaliza Jonas Silva, diretor da JMT Service.