28 de novembroRealização de testes gratuitos de HIV marca o início do Dezembro Vermelho em Natal

Iniciativa acontece nesta sexta-feira (1º) no Centro Integrado de Saúde da UnP Salgado Filho

Em uma iniciativa voltada para a conscientização, a prevenção e o diagnóstico do HIV, a Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, promove testagem rápida gratuita para detecção do vírus da imunodeficiência humana nesta sexta-feira, 1º de dezembro. O resultado é liberado em até 30 minutos.

Os interessados devem se dirigir até o Centro Integrado de Saúde (CIS), na entrada lateral da UnP Salgado Filho, localizado na Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona Sul de Natal. Os testes são limitados e serão disponibilizados das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A ação é idealizada por estudantes que integram a Liga Acadêmica de Infectologia (LAI) de Medicina, cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.

Além da testagem, o grupo distribuirá preservativos e um material para conscientizar o público a respeito da prevenção e do diagnóstico do HIV.

De acordo com o infectologista e professor da Universidade Potiguar, Igor Queiroz, o Dezembro Vermelho é uma campanha nacional de conscientização sobre a AIDS, que busca combater o estigma em torno da doença, promover a solidariedade com as pessoas que convivem com o HIV e ressaltar a importância da prevenção.

“É fundamental compreender que a prevenção do HIV vai além dos testes. A distribuição de preservativos e material educativo complementar visa levar informações para que as pessoas tenham consciência e façam escolhas saudáveis, conscientes e seguras. Vale lembrar também que, além de conhecer o status sorológico, é importante desmistificar estigmas associados ao HIV. A solidariedade e o apoio às pessoas que convivem com a doença são passos essenciais para construirmos uma comunidade mais inclusiva e saudável”, afirma Igor, que também é Presidente da Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia (SRNI).

Serviço

Testagem gratuita para detecção do HIV

Local: Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP Salgado Filho (entrada pela rua lateral)

Endereço: Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona Sul

Data: Sexta-feira, 1º de dezembro

Horário: 9h às 12h e 14h às 17h

Sobre a Universidade Potiguar – UnP 

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte e integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Com 42 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Inspirali 

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG) e Jacobina (BA).

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.