27 de fevereiroSaiba como se preparar para declarar o Imposto de Renda 2024

De acordo com especialista da UnP, momento é de organização de documentos

Entregar a declaração do Imposto de Renda pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com o devido planejamento e organização, é possível tornar esse processo mais simples e eficiente. Neste ano de 2024 a declaração, referente ao ano-base 2023, deve ser entregue a partir do dia 15 de março e para evitar transtornos na hora do preenchimento, os contribuintes já devem começar a organizar os documentos necessários.

Segundo Kennedy Paiva, especialista em Ciências Contábeis e professor da Universidade Potiguar, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, o contribuinte deve começar a reunir documentos indispensáveis para a declaração.

“Documentos pessoais e também dos dependentes, comprovantes de despesas médicas e outras despesas de saúde, como recibo de hospitais, comprovantes de despesas com educação e informes de contas bancárias já podem ser organizados com antecedência para facilitar na hora do preenchimento da declaração”, explica.

Outro fator que merece atenção na hora do preenchimento da declaração é o informe de rendimentos, documento que contém dados sobre salários, retenção de INSS, indenizações, entre outros.

“Rendimentos do ano de 2023 de todas as fontes pagadoras. Se a pessoa trabalhou nem que seja um mês em uma empresa, precisa informar, ou se prestou algum serviço e teve o recebimento no CPF também deve ser informado”, orienta Paiva.

Na declaração, o contribuinte também deve informar sobre compra e venda de imóveis e veículos ocorridos no ano de 2023. “Documentos e contratos devem ser utilizados para preencher as informações corretas de valores pagos e recebidos sobre a compra e venda imóveis e veículos realizadas no decorrer do ano”, explica o especialista em Ciências Contábeis da UnP, ao mesmo tempo em que lembra que a instituição conta com os serviços gratuitos do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

A entrega da declaração do Imposto de Renda de 2024 junto a Receita Federal será iniciada no dia 15 de março e segue até o dia 31 de maio. Neste ano, a novidade é a ampliação da faixa de isenção, que será de até dois salários mínimos.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP 

A UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte e integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. Com 42 anos de atividades, possui milhares de alunos entre os campi em Natal e Mossoró, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por mais de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.