14 de junhoSÃO JOÃO: Professora de Nutrição da UnP explica os benefícios do milho verde para a saúde

Item é considerado obrigatório nas receitas juninas e pode beneficiar o corpo de diversas maneiras

Com a chegada das festas juninas, um dos ingredientes mais presentes nas mesas dos nordestinos é o milho verde. Além de ser a base para diversas delícias típicas como a pamonha e a canjica, oferece uma série de benefícios para o corpo, desde que o indivíduo não possua restrições, por doenças ou alergias, e faça um consumo moderado.

Segundo a nutricionista Laura Camila, que também é professora do curso de Nutrição da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, o milho verde é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, auxiliando no bom funcionamento do intestino, e contém vitaminas do complexo B, que são importantes para a saúde do cérebro e do sistema nervoso. Além disso, possui impacto positivo no sistema imunológico, na saúde cardiovascular e dos olhos.

Para quem está preocupado com o controle do açúcar no sangue, o milho verde também pode ser um aliado. “Por ser rico em carboidratos complexos, o milho verde libera energia de forma gradual, evitando picos de glicose no sangue. Apesar de ter carboidratos complexos, o milho verde, de preferência cozido, ainda deve ser consumido com moderação. Paralelamente, ele diminui a concentração de colesterol ruim [LDL] no sangue”, explica.

Além dos benefícios mencionados, o milho verde é uma fonte de minerais essenciais como o magnésio e o fósforo. “Esses minerais são importantes para a saúde óssea e para o funcionamento adequado dos músculos e nervos”, complementa a docente da UnP.

Laura ainda ressalta a importância de consumir o milho verde de maneira equilibrada, especialmente durante as festividades juninas. “Seja cozido, assado ou em preparações típicas, é importante aproveitar esse alimento de maneira equilibrada. Evite exagerar no açúcar e nos acompanhamentos, principalmente aqueles muito calóricos”, aconselha a nutricionista.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP 

Com 43 anos de inovação e tradição, a UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte a integrar o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A universidade possui milhares de alunos entre os campi em Natal, Mossoró e Caicó, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Além disso, os alunos de Medicina da UnP contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 386 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.

Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas do mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.