07 de junhoTecnologia ganha espaço como aliada no processo de vivência do luto 

Enlutados expressam sentimentos e guardam memórias no ambiente digital 

O avanço tecnológico que beneficia a sociedade é responsável por viabilizar novas formas de expressão de sentimentos, entre eles o luto. Em busca de inovação e diversificação dos recursos oferecidos a seus clientes, a funerária, cemitério e crematório Morada da Paz é pioneira no Brasil ao investir em tecnologias digitais que diminuem distâncias, permitem que enlutados eternizem as lembranças de seus entes queridos online e ainda encontrem apoio na vivência do luto. 

Manoel Lucas, programador na área de desenvolvimento da empresa, confirma que os espaços para expressão e vivência do luto são múltiplos, alguns físicos, outros virtuais, e em alguns casos até híbridos. “Essa tendência de migração dos espaços físicos para o virtual, no contexto do luto, foi acelerada e ficou mais evidente durante a pandemia da Covid-19, apesar de ser algo já bem antigo. A tecnologia então atua como um facilitador para vivência do luto em diversas situações”, destaca o profissional. 

Em consonância com diversos estudos acadêmicos, que comprovam a eficiência e importância desses espaços virtuais na vivência do luto, em 2020, a empresa lançou o Morada da Memória (www.moradadamemoria.com.br), uma plataforma de memoriais online. “Manter a memória viva dos entes queridos é um dos nossos principais objetivos”, ressalta Manoel.  Além de informações sobre horário e local do velório, sepultamento ou cremação, é possível acender uma vela virtual, expressar condolências, solicitar o envio de flores e compartilhar lembranças. 

Serviço pioneiro no Brasil, o Velório Virtual foi lançado em 2001 pelo Morada da Paz como uma forma de aproximar familiares e amigos que por algum motivo estão longe e não podem acompanhar o momento da despedida de um ente falecido presencialmente. Oferecido gratuitamente, por meio de uma câmera instalada nas salas de velório e cremação, desde de 2020, o serviço passou a ser hospedado nos memoriais dos falecidos na plataforma de homenagens Morada da Memória. 

Já o Morada do Cuidado (www.moradadocuidado.com.br) é uma plataforma idealizada para oferecer apoio especializado em luto. O público encontra gratuitamente conteúdos, programas e recursos que auxiliam e orientam o enlutado com informações seguras sobre o tema, com a curadoria de psicólogos e profissionais capacitados. “Essas ferramentas foram pensadas e desenvolvidas para facilitar o contato entre os nossos clientes e nossa equipe de psicologia do luto, que oferece um suporte importante nos diversos momentos da perda”, finaliza Manoel.